Projetos: Arquitetura Bioclimática

 
O que é o Arquitetura Bioclimática

Arquitetura Bioclimática é uma tipologia arquitetônica que se empenha em aproveitar as condições favoráveis do clima local a fim de garantir maior conforto ao homem, e, ao mesmo tempo protegê-lo das condições desfavoráveis.

Por condições desfavoráveis do clima deve-se entender condições que exigirão dos usuários maior consumo de energia para garantir nível de conforto. Seja energia elétrica, ou energia corporal (do metabolismo).

A Arquitetura Bioclimática, portanto, é a Arquitetura mais adequada ao local onde ela se realizará. É a Arquitetura que de fato deveria acontecer.

Quem pode ter um Edifício Bioclimático?

Qualquer pessoa, ou empresa pode ter acesso a um edifício de melhor qualidade climática. Não é necessário a utilização de tecnologias custosas, ou de altíssimo deseenvolvimento tecnológico, o que é necessário é o conhecimento do clima local e das estratégias mais indicadas para cada situação de clima.

Quais as vantagens dessa arquitetura 

A principal vantagem da Arquitetura Bioclimática é o conforto do usuário com o menor consumo de energia possível dentro das limitações do clima local.

A partir do clima pode-se fazer escolhas adequadas sobre materiais apropriados para coberturas, fechamentos externos, ventilação e iluminação, necessidade de climatização artificial para aquecimento ou refrigeração, umidificação ou desumidificação de ambientes, e muito mais.

Seus sistemas, elementos e materiais permitem geração de calor e de resfriamento próprios utilizando-se de estratégias como inércia térmica de materiais para acumulação ou não acumulação de calor.

Amplia-se e potencializa-se a convecção do ar interno, o que ajuda a promover ventilação natural mais eficiente.

Melhoria da saúde e bem estar dos usuários, haja vista que o ambiente interno é projetado para o conforto e a qualidade de vida do ser humano.

Clique e acesse nossa lista de exemplos de construções com Arquitetura Bioclimática!

 

Planejamento de Obras:

Lean Construction

O que é Lean Construction?

Lean, também conhecido com sistema Toyota, é um método de gestão focado em eliminar desperdícios, que busca melhorias contínuas, com objetivo de gerar maior valor de entrega do produto para o consumidor final.

 

Lean Construction se tornou um dos principais métodos de gestão e gerenciamento de projetos na construção civil, tendo em vista a necessidade do setor de reduzir os desperdícios, e aproximar orçamento planejado de orçamento executado.

O que pode acontecer se o meu planejamento for Lean Construction?

O planejamento de construções em Lean permite que o processo seja melhor compreendido a partir da expectativa e demanda do cliente.

Seja empresa de maior porte, ou obra particular Lean é uma filosofia que otimiza custos e reduz desperdícios em materiais e em tempo. Os recursos de gestão (frameworks) normalmente são visuais e de fácil leitura, o que permite fácil compreensão sobre o que está sendo desenvolvido, o que já foi  realizado e quais são as próximas etapas naquele momento de análise.

Quais as vantagens desse tipo de gerenciamento?

Dentre outros benefícios, sua adoção traz aumento de produtividade, redução de custos e no tempo de entrega do produto final aos clientes, elevando o nível de satisfação e eficiência do mercado.

Escopo

Realizar um diagnóstico da obra, analisando o layout do canteiro de obras, equipes, planejamento de compras e aquisições e estoques. Analisar os impactos da implantação das práticas lean por meio da avaliação e evolução do indicador PPC.

 

Propor a implementação de ferramentas como: Kanban; Arranjo Físico; Operador Polivalente; Auto Controle; Nivelamento da Produção ou Heijunka; Controle Visual do processo; Kaizen/Melhoria de atividades; Mapa de fluxo de valor, dentre outras ferramentas personalizadas para cada organização.

Nova Logo Site.png
11.png
10.png
whatsapp.png

Praça Mário Lima, Vl Isabel, Castelo-ES

28 9 9935 6774

© 2019-2020